Sistemas de Circulação

Circulação natural ou Termo-sifão

Durante a incidência de energia solar, a água aquecida nos coletores solares fica com densidade menor do que aquela que está dentro do reservatório de água quente. Esta diferença de densidade promove no sistema um movimento de circulação natural, que dura enquanto houver aquecimento. Deve ser preferido por sua simplicidade, para usos residenciais e instalações de porte médio. O reservatório de água quente deverá ser colocado acima dos coletores solares, conforme Figura 1.

Circulação forçada

A circulação de água entre coletores solares e reservatório é feita por uma bomba de água de baixa potência. A bomba é controlada por um termostato eletrônico diferencial, dotado de sensores térmicos, que acionam o sistema imediatamente, somente quando houver ganho de energia, conforme Figura 2.

Projetado para instalações de grande porte, piscinas e no caso de residências em que os coletores estão acima do reservatório de água quente.

Circulação por simples passagem

A água após passar pelos coletores é pré-aquecida e vai direto ao consumo ou para um sistema de aquecimento complementar. Utilizado em casos de processos industriais, no aquecimento e pré-aquecimento de água em grandes volumes.


 

 

 

WEISS - Aquecedores de Água
TEL: (0xx51) 3028.8219 / 9712.5003
E-MAIL: idesol@idesol.com.br

 



Web Designer: cleotelles@gmail.com